11 agosto, 2010

Isto sim é projeto sustentável

A equipe da Studesign está envolvida num projeto encantador : a criação de produtos com sobras de madeira que formam mosaicos coloridos para aplicações diversas. A beleza dos mosaicos é inquestionável, e a utilização dos resíduos de madeira (que seriam descartados) não representa grande novidade no mercado de design/decoração. Mas a produção dos mosaicos Akatu agrega um importante componente da sustentabilidade: a assistência social.

A Akatu mantém uma parceria com APAE de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) em algumas linhas de produtos. De acordo com Paula Caron, gerente de marketing da empresa, é perfeitamente possível trabalhar seguindo outros padrões, sem perder a qualidade, utilizando materiais e mão de obra alternativas, e ainda contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de uma região ou grupo de indivíduos.

Algumas linhas de produtos Akatu são beneficiadas pela lei de Oficinas de Produção Protegida. O foco principal desta ação é a capacitação profissional e a inclusão de jovens com dificuldades de aprendizagem no mercado de trabalho. No projeto estão envolvidos alunos com mais de 18 anos, que participam de oficinas para colagem dos mosaicos 2 vezes por semana e para isto recebem uma bolsa auxílio. Um projeto pedagógico foi especialmente desenvolvido visando ainda o desenvolvimento psico-motor, a inter-relação pessoal, o entendimento da biodiversidade e a emancipação econômica dos jovens. Nas oficinas são trabalhadas as noções de assiduidade, organização laboral, cidadania e outros conceitos importantes para uma boa formação pessoal e profissional. Todo o processo é acompanhado por terapeutas e professores que exploram a interdisciplinaridade mostrando, por exemplo, de onde vem determinada espécie de madeira. A linha de produtos com desenhos indígenas serve como base nas aulas de história e geografia.

Apenas a colagem dos mosaicos Akatu (com materiais atóxicos) é produzida pela APAE. O corte das madeiras e a finalização das peças são realizados em oficinas externas.

A utilização de sobras de madeiras certificadas garante a neutralização do CO² (comprovada por laudos oficiais) e ainda gera créditos de carbono para a empresa. Projetos como este justificam o tão desgastado conceito de sustentabilidade. Afinal, sustentar deriva do latim sustinere, que significa “manter existindo”!


Mesa Bandeira com mosaicos Akatu - Design Silvia Grilli