23 fevereiro, 2012

O banco da Sala de Jantar

Há algum tempo notamos a invasão dos bancos nas Sala de Jantar, ao redor das mesas, de forma descontraída mas sofisticada. E mais uma vez ouvimos falar que esta é uma 'tendência' apontada pelas feiras internacionais.

Os bancos na Sala de Jantar são uma realidade consolidada na Europa, e em 2010 passaram a fazer parte das mostras de decoração aqui no Brasil. Dezenas de empresas brasileiras fabricam os tais bancos combinando com a mesa, e isto pode ser visto nas lojas e shoppings de decoração. Não se trata de uma tendência porque não tende a acontecer. Pelo contrário: o banco na Sala de Jantar é uma proposta já assimilada pelo mercado, uma composição que agrada arquitetos e consumidores. Com o passar de tempo os bancos até evoluíram, ganharam o encosto estofado, novos materiais e novas cores. 

A volta dos bancos ao redor da mesa de jantar resgata e valoriza hábitos antigos (como reunir pessoas em torno da mesa da cozinha, na fazenda, ou ao redor da fogueira), e faz parte do conceito 'volta às origens' , uma macrotendência apontada há pelo menos 5 anos atrás. As indústrias moveleiras européias, sempre atentas às tendências de comportamento do consumidor, começaram a lançar bancos para mesa de refeições em 2009.


Como resposta a esta demanda de mercado a designer Silvia Grilli, da STUDESIGN, criou o banco Ecoflora comercializado por Habitart. O banco pode ser encomendado em 2 versões: reto ou com nichos para vasos.





.